ABRIR NO SEU NAVEGADOR
bulletin logo
World Carfree News, número 87 - Junho, 2011 - versão brasileira
facebook youtube
PENSAMENTO DO MÊS
"Nas condições atuais do clima, deveríamos compreender que a construção de estacionamentos urbanos, na era pós IIa Guerra Mundial, foi equivocada. O valor dos terrenos decolou, a poluição cresceu, vandalismo e crime se multiplicaram e o trânsito só aumenta. várias cidades ao redor do mundo , como na Coreia do Sul, França, Canadá e até nos Estados Unidos, reconheceram tais armadilhas,  recusando-se a fazer parte de grandes sistemas rodoviários."
Mathew Andreini, em Revitalizing Niagara Falls: Recovering from the Legacy of Robert Moses
ANÚNCIOS DE WORLD CARFREE NETWORK
AJUDE-NOS A CONQUISTAR MAIS LEITORES!

Recentemente, implementamos duas mudanças positivas no nosso serviço de notícias  World Carfree Monthly News. Primeiramente, facilitamos o processo de assinatura; basta ir à nossa webpage  e cadastrar diretamente seu e-mail para se tornar assinante. A segunda novidade foi a implementação de melhorias gráficas - você está lendo o terceiro boletim com o novo visual. Agora, queremos aumentar nosso número de leitores.

Atualmente, cerca de 2600 lêem o boletim em sua versão em inglês. As outras cinco línguas têm entre 100 e 300 leitores cada. Aposto que podemos dobrar estes números! Se o estilo de vida livre da dependência do automóvel, com ruas seguras e comunidades participativas são coisas com que você se importa, por favor ajude-nos a alcançar mais pessoas, divulgando nosso boletim. Há várias formas de colaborar. Uma é simplesmente mandar o link  - www.worldcarfree.net/bulletin para a sua lista de contatos e incluir algumas palavras de encorajamento. Você também passar a seus amigos a dica de como é fácil se cadastrar, bastando colocar um endereço de e-mail para receber nossa publicação.  Também é possível curtir e compartilhar nossa página no facebook . Se você curte escrever e é criativo, divulgue nosso boletim em qualquer mídia  a que você tenha acesso. Mande para nós as suas idéias criativas! Vá para a página de cadastro, ou fale conosco pelo e-mail bulletin@worldcarfree.net

Vamos chegar à marca de 5.000 leitores até o Natal!

TOWARDS CARFREE CITIES 2011 NO MEXICO
A décima edição do Towards Carfree Cities Conference ocorrerá em Guadalajara, Mexico, entre 5 e 9 de setembro de 2011. O tema deste ano será “Construíndo Cidades Livres de Carros, pelo Povo e para o Povo”, com foco na participação popular e o compartilhamento de experiências nesse sentido ao redor do mundo. A Conferência promete ser um encontro produtivo. Continuaremos publicando novidades sobre o evento; acompanhe.
ANÚNCIOS GERAIS
ECOTOPIA BIKE TOUR 2011 - AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E SOBERANIA ALIMENTAR
A edição deste ano a volta ciclística Ecotopia  terá como cenário a  Itália, de 26 de julho a 31 de agosto. Seu tema principal será a agricultura sustentável, com visitas a fazendas ecológicas e reservas naturais. O tour começa em Florença, passa por Nápoli e termina no Parque Nacional Cliento. Para mais informações e inscrição, escreva para info@ecotopiabiketour.net ou visite o website  e a página do facebook.

NOVOS ESFORÇOS PARA SALVAR A FLORESTA KHIMKI
Na Russia, os defensores da floresta Khimki (assunto das seções AÇÃO do boletim de abril e NOTÍCIAS do boletim de maio) estão planejando novas estratégias para ajudar a salvar a floresta dos tratores. Manifestantes russos e visitantes do mundo todo estão acampados lá há dias, ininterruptamente. Haverá uma concentração  lá entre os dias 17 e 20 de junho. Além disso, estão programados encontros com ativistas em Paris, nos dias 20 e 21 de junho, e em Berlim, nos dias 22 e 23; planejam-se ações para estes encontros. Para entrar em contato, escreva para  ecmoru@gmail.com ou ligue para +7-916-743-3759.
Leia mais

SÓ ALEGRIA E NENHUM CARRO NA ESTRADA MOSEL, NA ALEMANHA
No vale Mosel, na Alemanha, um evento ciclístico ocorrerá ao longo da 'estrada do vinho Mosel' em 19 de junho. Os veículos motorizados estarão proibidos de circular durante o evento.
Leia mais

SOFTWARE EUROPEU DE PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE MULTI-MODAL EM DESENVOLVIMENTO
A União Europeia está à procura de ideias e softwares para o planejamento multi-modal de rotas, entre os países europeus. Participe: a data limite é 9 de setembro.
Leia mais

CONFERÊNCIA 'CITIES FOR MOBILITY', STUTTGART, ALEMANHA
Este ano, a conferência ocorrerá entre os dias 3 e 5 de julho, em Stuttgart.
Leia mais

ENVIE SEU ARTIGO PARA O WTPP
O periódico World Transport Policy & Practice (WTPP) está preparando uma edição especial, a ser publicada no começo de 2012, com o tema "Um futuro além do carro?" e que conterá artigos de leitores.  Mande seu artigo sobre banimento dos carros das áreas urbanas ou pesquisas sobre o estilo de vida independente do carro. Os artigos devem ter entre 2000 e 5000 palavras e ser enviados até o dia 31 de julho.
Leia mais

CARFREE TIMES #62
A edição 62 da  Carfree Times, de Joel Crawford, já está disponível. Aproveite!
Leia mais
AÇÕES
Niagara Falls
REMOVAM ESTA ESTRADA!
A entidade Niagara Heritage Partnership exige a retirada da estrada Robert Moses Parkway, que passa próxima às Cataratas do Niagara. A área, atualmente coberta de asfalto precisa voltar a ser o espaço natural que já foi um dia, dando espaço para plantas nativas, flores selvagens, bem como para ciclovias e pistas de caminhada.

Niagara Heritage Partnership já conquistou apoio dentre vários grupos e agora pressiona a New York State Parks, Recreation & Historic Preservation, responsável pela área, em prol da remoção da estrada, com esta petição.

Leia mais

NA MÍDIA

Toronto SLOW


A cidade de Bologna, na Itália, adotou um sistema ecológico de transporte, que permite às empresas oferecer aos seus funcionários passes de transporte público com descontos, dentre outras várias medidas voltadas a um sistema de transportes mais verde.  
Leia mais

A entidade Urban Repair Squad, em Toronto, Canada, está cuidando, por si própria, de acalmar o tráfego, já que os órgãos oficiais têm sido muito lentos quando se trata de melhorar a segurança de estradas perigosas. A estrada  Pottery Road agora tem um aviso de DEVAGAR ('SLOW') pintado no asfalto, dos dois lados de uma interseção.
Leia mais

Buenos Aires, na  Argentina, acaba de inaugurar o primeiro sistema Bus Rapid Transit (BRT) da América do Sul. Este sistema permitirá que 100.000 passageiros utilizem, por dia, o sistema público de transportes e reduzam a emissão de poluentes. A primeira fase foi implementada com o auxílio da ITDP e deverá ser ampliada futuramente.
Leia mais

No Forum Internacional de Transporte, em Leipzig, Alemanha, representantes de países asiáticos defendiam que há demanda de mais carros por parte de seus cidadãos, enquanto seus pares europeus discutiam o renascimento da bicicleta como meio de transporte. Leia mais

Duas capitais européias encontraram no sistema de compartilhamento de bicicletas uma forma de turbinar a vida urbana. Em Dublin, Irlanda, a marca de dois milhões de utilizações superou, em muito, as expectativas. Tirana, na Albania, vêm inspirando êxitos, com um sistema limitado de compartilhamento de bicicletas, que exige funcionários em cada ponto de locação.
Leia mais Dublin Tirana 

MÍDIA & NETWORKING
jeff
                                              prant nyc dog cycle
                                              parade
CACHORRINHOS EM BICICLETAS: BONITINHOS!
A Parada Ciclística dos Cães ocorreu em Nova Iorque e contou com a participação de cachorros de vários tamanhos em bicicletas; recebeu a classificação de 'o evento mais bonitinho do mês da bicicleta de Nova Iorque'. Vários  videos e fotos estão disponíveis.
Leia mais

HUMANOS NUS SOBRE BICICLETAS: ATIREM!
Para não ficar atrás de seus colegas caninos, humanos tiraram a roupa em Nova Iorque, por ocasião do World Naked Bike Ride e pedalaram pela cidade.
Leia mais

A LENTA EXTINÇÃO DE PARTES BÁSICAS DAS BICICLETAS
Sue Knaup, da One Street, uma organização pró-bike, alerta-nos para o comportamento das indústrias ciclísticas de parar de fornecer peças básicas de bicicletas. Isso torna mais difícil o acesso às peças por partes daqueles que não podem adquirir bicicletas dos grandes fabricantes, bem como afeta a produção de bicicletas em pequena escala e prejudica as mecânicas de bikes. Se você tem alguma sugestão para superar esse obstáculo, entre em contato com Sue pelo e-mail sue@onestreet.org or ou pelo telefone +1-928-541-9841.
Leia mais

CINCO MULHERES NUMA VOLTA SUSTENTÁVEL PELOS GRANDES LAGOS
cinco mulheres de St. Paul, Minnesota, EUA, viajarão pelos cinco Grandes Lagos, encontrando-se com organismos comunitários e de levantamento de fundos, em prol da ONG Grand Aspirations, criada por elas, que pretende implementar projetos sustentáveis liderados por jovens das comunidades locais. Siga essas mulheres!
Leia mais
wcn logo World Carfree News é publicado mensalmente por World Carfree Network.
Boletim #87 por Justin Hyatt, traduzido por Aquieles Espiam.
Para cancelar o recebimento desta publicação, mande um e-mail para:
world-carfree-news_eng-unsubscribe@lists.riseup.net
Disponível em seis línguas. Visite www.worldcarfree.net/bulletin.