View it in your browser
World Carfree News número 88 - julho-agosto 2011 - versão brasileira
facebook youtube
PENSAMENTO DO MÊS
"Cerca de 2 milhões de empregos no setor de construções foram extintos, porque foram criados por uma demanda artificial."

Estas foram as palavras de Alena Semuels, em um artigo no Los Angeles Times, discutindo a onda de modificações na Califórnia, que deverá registrar mais pessoas morando em áreas densamente povoadas no futuro.
ANÚNCIOS DE WORLD CARFREE NETWORK
TCC
                                              anncouncement
TOWARDS CARFREE CITIES 2011 NO MEXICO
A décima edição do Towards Carfree Cities Conference ocorrerá em Guadalajara, Mexico, entre 5 e 9 de setembro de 2011. O tema deste ano será “Construíndo Cidades Livres de Carros, pelo Povo e para o Povo”, com foco na participação popular e o compartilhamento de experiências nesse sentido ao redor do mundo. Esta é a última chamada para sua participação. Prepare sua viagem agora!
EDIÇÃO DUPLA DE NOTÍCIAS MENSAIS DE WORLD CARFREE 
Você está lendo a edição dupla, dos meses de julho e agosto. A próxima edição será publicada em setembro. Para nossos leitores do hemisfério norte, desejamos um bom proveito do verão, livre de carros... para os leitores abaixo da linha do equador, desejamos que tenham um belo inverno. Obrigado por continuarem lendo nosso boletim mensal e até breve!

BASTIDORES DE WORLD CARFREE NEWS
Como indicamos anteriormente, tivemos que resolver algumas questões técnicas com a nova versão html deste boletim. O feedback dos leitores que receberam esta nova versão foi preponderantemente positivo. A partir deste mês, enviaremos um segundo e-mail para a lista de assinantes, anunciando a disponibilização dos novos boletins na Internet, para que ninguém deixe de ler.

Riseup, que hospeda nossa lista, acaba de informar que elevou o limite para envio de mensagens de World Carfree. Obrigado, riseup!

Adicionamos, também, nova  pagina que contém as edições gráficas dos boletins, em sete línguas diferentes.

AJUDE A MELHORAR O  WORLD CARFREE MONTHLY NEWS
Você tem disponibilidade de tempo e habilidades que poderiam ser aproveitados para ajudar na elaboração do nosso boletim? Há várias possibilidades de melhoria do boletim - upgrade do website, traduções para outros idiomas, levantamento de fundos... use sua criatividade. Se você tem idéias de como melhorar nossa newsletter, conhecimento técnico ou se quiser participar do processo criativo, entre em contato através do e-mail bulletin@worldcarfree.net.


NOTÍCIAS GERAIS
VAGA DE TRABALHO EM  BONN, ALEMANHA
ICLEI - Governos regionais pela sustentabilidade - procura executivo de projetos de ecomobilidade. Vaga de período integral, com início de trabalho em setembro. O prazo para envio de CV se encerra em 31 de julho.
Leia mais.

CIDADES BUSCAM PARCEIROS PARA PROJETO CARFREE
Consórcio procura sócio para projeto na Europa central (financiado pelo ERDF) visando a construção de redes amplas, livres de carros, entre cidades (novas ou existentes), da  Polônia, Eslovênia, Eslováquia, Hungria e República Checa. Para mais informações, contate Joerg.schweitzer@unibo.it.

ACAMPAMENTO DE BIKES PRÓXIMO A LINZ, NA AUSTRIA
O festival faça-você-mesmo e a oficina de conserto de bikes ocorrerão de 26 de julho a 1o de agosto em Ottensheim, proxima a (Austria). Será um acampamento divertido, organizado por entidades austríacas.
Leia mais.

DOMINGO NAS RUAS, EM SAN FRANCISCO
Reserve a data para o divertido programa dos domingos sem carros, em San Francisco. Os próximos eventos ocorrerão no  Civic Center/Tenderloin (14 de agosto), Western Addition/Fillmore/North Panhandle (11 de setembro) e uma nova rota em Chinatown/North Beach (em setembro, dia a ser confirmado).
Leia mais

ACAMPAMENTO ECOLÓGICO NA FLORESTA KHIMKI
Há algumas edições, vimos anunciando que os manifestantes executaram idéias criativas contra a construção de uma estrada no meio da floresta próxima a Moscou. A última novidade foi a organização de um acampamento, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto. Veja os detalhes no website ou entre em contato pelo e-mail  savekhimkiforest@gmail.com.
Leia mais.

ECOTOPIA BIKE TOUR EM BREVE
A Ecotopia Bike Tour começará em 29 de julho, partindo de Florença, na Itália, descendo para o sul do país durante todo o mês de agosto. Confira o roteiro, com datas, bem como uma  convocação  em oito línguas.
Leia mais.

VAGA DE EMPREGO NO ARIZONA - CAMINHOS SEGUROS PARA AS ESCOLAS
Prescott Alternative Transportation anuncia vaga de coordenador do programa na área de Yavapei. 30 horas de trabalho semanal. Envie seu CV até o dia 5 de agosto.
Leia mais.

FUTURO ALÉM DO CARRO?
Deadline prorrogado para 30 de agosto; envie seu artigo, contendo entre 2.000 e 5.000 palavras para a edição especial,, a ser publicada pela  World Transport and Policy Practice.
Leia mais.
AÇÃO
Road
                                              murder law Italy
APÓIE O ENDURECIMENTO DA LEI PARA PREVENIR ACIDENTES FATAIS!

Há uma campanha em andamento na Itália, voltada ao endurecimento das leis sobre mortes no trânsito. Objetivando a prevenção de novos casos e a efetivação da justiça, as propostas abrangem:
  • Mudança do tipo penal de 'homicídio culposo' para 'homicídio doloso de trânsito'
  • Aumento da pena de 3 a 10 anos para 8 a 18 anos
  • Prisão em flagrante (atualmente não há qualquer medida preventiva)
  • Cancelamento permanente da carteira de motorista do culpado, ao invés da suspensão temporária
São medidas que devem ser aplicadas aos casos em que o motorista causou morte ou lesões corporais graves, sob o efeito de drogas ou álcool. A proposta foi enviada à Comissão de Transportes da Câmara de Deputados da Itália. Os organizadores estão compilando as manifestações de apoio neste  abaixo-assinado

Apesar do abaixo-assinado ser voltado aos italianos, há uma tradução o no site (em inglês) Você pode colaborar enviando um texto  de apoio à causa ao presidente da Comissão de Transportes, Sr.  Valducci Mario, no e-mail valducci_m@camera.it. É importante que ele saiba que pessoas de outras partes do mundo também podem se beneficiar de um exemplo positivo na Itália.  Também é possível mandar mensagens através do  website do Parlamento italiano.

Lembre-se: regras mais rígidas podem salvar vidas!

NA MÍDIA
bus
                                              stop closure
A cidade de Aubagne, França, cuja população é de 100.000 habitantes, irá disponibilizar um sistema de compartilhamento gratuito de carros. Será o primeiro sistema mundial nesse formato, segundo a Carfree France
Leia mais.

As tendências no mercado imobiliário da Califórnia levam a crer que mais pessoas morarão em áreas urbanas mais densamente povoadas, o que implica em mudanças radicais na indústria da construção.
Leia mais.

O transporte público de Seattle enfrenta ameaça reduzir seus serviços. Se não surgirem novos recursos, estima-se que serviços de transporte, correspondentes a 600.000 horas, serão cortados nos próximos dois anos.
Leia mais.
Embora as passarelas de pedestres tenham sido construídas para favorecer o fluxo de veículos, um motorista de Kunming, China, se irritou tanto com o trânsito que decidiu passar com seu carro pela passarela. Esta atitude ridícula foi registrada em vídeo.
Leia mais.

Um ciclista em Londres foi alvo da ira de um motorista, também registrada em vídeo. O ciclista se preparava para uma cicloviagem beneficente até Paris.
Leia mais

Copenhagen concordou com a criação de 1.726 novas vagas - para carros. Apenas 17,7% dos seus habitantes possuem carros.
Leia mais.

Eleitores na Suíça rejeitaram a proposta de criação de um segundo túnel através da montanha Gotthard. Isto é visto como um triunfo para o desenvolvimento ferroviário.
Leia mais.

Dois alunos de uma escola no Reino Unido, que organizaram um abaixo-assinado requerendo mais trens para sua cidade, finalmente viram seus esforços serem recompensados.
Leia mais.
NOTÍCIAS
REGRAS DE EMISSÃO DE POLUENTES
Estudo encomendado pela Comissão Europeia recomendou mudança na abordagem das regras de emissão de poluentes por carros e vans, pois as regras atuais não garantem que o impacto ambiental de veículos de passeio fiquem dentro de limites aceitáveis. O estudo foi realizado pela consultoria holandesa CE Delft. Embora tenha analisado especificamente o impacto dos veiculos elétricos, os resultados poderiam ter abordado consequências mais abrangentes, segundo a comissão de Transporte e Meio-Ambiente.
Leia mais.

RELATÓRIO COMPLETO SOBRE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS
Há um novo relatório sobre o compartilhamento de bicicletas na Europa; cortesia do Choice Mobility group, na Alemanha
MÍDIA & NETWORKING
umverkehr new road
                                              ordering
CRASH BOOM BANG!
Confira este video  viral de um ciclista nova-iorquino descontente com multa por pedalar fora da ciclofaixa. Ele mostra que, frequentemente, as ciclofaixas estão obstruídas.

World Carfree News é publicado mensalmente por World Carfree Network.
Boletim #88 por Justin Hyatt
Tradução de Aquieles Espiam
Para cancelar o recebimento desta publicação, mande um e-mail para:
world-carfree-news_eng-unsubscribe@lists.riseup.net
Disponível em sete línguas. Visite www.worldcarfree.net/bulletin.