View it in your browser
bulletin logo
World Carfree News , número 86 - Maio, 2011 - Versão brasileira
facebook youtube
PENSAMENTO DO MÊS
"Tenho 85 anos; até hoje pedalei 10 km. por dia, ao invés de andar de carro. Quanto você pedalou até hoje e quantas vezes deixou seu 'poluidor' em casa?"

Bill Denneen, cidadão da terceira idade e leitor de World Carfree Monthly News.
ANÚNCIOS DE WORLD CARFREE NETWORK
NOTÍCIAS MENSAIS DE WORLD CARFREE NA ERA GRÁFICA
Estamos contentes com a boa repercussão do novo visual deste boletim. Recebemos inúmeros comentários positivos desde sua implementação. Sabemos que ainda há alguns detalhes a acertar, mas já estamos trabalhando com o objetivo de atingir a perfeição. Obrigado por sua compreensão quanto ao atraso de alguns dias na publicação do boletim. Não se esqueça: o boletim está disponível em 6 línguas. Mande seus comentários e sugestões para bulletin@worldcarfree.net

VAMOS CONQUISTAR O MUNDO!
Recentemente, implementamos duas mudanças positivas no nosso serviço de notícias  World Carfree Monthly News. Primeiramente, facilitamos o processo de assinatura; basta ir à nossa webpage  e cadastrar diretamente seu e-mail para se tornar assinante. A segunda novidade foi a implementação de melhorias gráficas - você está lendo o segundo boletim com o novo visual. Agora, queremos aumentar nosso número de leitores.

Atualmente, cerca de 2600 lêem o boletim em sua versão em inglês. As outras cinco línguas têm entre 100 e 300 leitores cada. Aposto que podemos dobrar estes números! Se o estilo de vida livre da dependência do automóvel, com ruas seguras e comunidades participativas são coisas com que você se importa, por favor ajude-nos a alcançar mais pessoas, divulgando nosso boletim. Há várias formas de colaborar. Uma é simplesmente mandar o link  - www.worldcarfree.net/bulletin para a sua lista de contatos e incluir algumas palavras de encorajamento. Você também passar a seus amigos a dica de como é fácil se cadastrar, bastando colocar um endereço de e-mail para receber nossa publicação.  Também é possível curtir e compartilhar nossa página no facebook . Se você curte escrever e é criativo, divulgue nosso boletim em qualquer mídia  a que você tenha acesso. Mande para nós as suas idéias criativas! Vá para a página de cadastro, ou fale conosco pelo e-mail bulletin@worldcarfree.net.

Vamos chegar à marca de 5.000 leitores até o Natal!

TOWARDS CARFREE CITIES 2011 NO MEXICO

A décima edição do Towards Carfree Cities Conference ocorrerá em Guadalajara, Mexico, entre 5 e 9 de setembro de 2011. O tema deste ano será “Construíndo Cidades Livres de Carros, pelo Povo e para o Povo”, com foco na participação popular e o compartilhamento de experiências nesse sentido ao redor do mundo. A Conferência promete ser um encontro produtivo. Continuaremos publicando novidades sobre o evento; acompanhe.
NOTÍCIAS GERAIS
COMPETIÇÃO DE FOTOGRAFIAS EM WALES
Convida-se fotógrafos para visitar os locais de caminhada e ciclovias do sul de Wales e participar do concurso “Sights, Camera, Action!”. Serão concedidos prêmiso e os finalistas serão exibidos no Big Cheese Festival.
Leia mais

PLEASANT REVOLUTION, SAN FRANCISCO
A Pleasant Revolution está de volta! Venha se divertir, nos seguintes eventos:

13 de maio, San Francisco: SFSU Film Finals McKenna Theater
26 a 30 de maio, Silverado: Lightning in a Bottle
19 de junho, SF: Viracocha "Cello Magic: Cello Madness Congress"
25 e 26 de junho, SF: SF Free Folk Festival
Veja o calendário completo aqui.
www.pleasantrevolution.net

THE BIG RIDE, CIDADE DO CABO
ocorrerá no sábado, dia 14 de maio. Ponto de encontro na Blaauwberg, Big Bay às 11h00 para saída às 11h30, junto com os participantes do Tour d' Afrique, seguindo pela recém-completada ciclovia BRT. O trajeto terminará no Centro Cívico às 13h00 e então seguirá para o Green Point Park às 14h00, para celebração dos ciclistas campeões, que pedalam de Cairo à Cidade do Cabo.

VELOCYPEDIA ABERTA PARA VISITAÇÃO
Exposição de arte contemporânea sobre amor às bicicletas e transporte sustentável.
Onde: Galeria na National Technical Library, Praga, República Checa.
Datas: de 3 a 24 de maio de 2011.
Curadores: Lenka Kukurová, Milan Mikuláštík
Contato velocypedia@gmail.com.

ECOTOPIA BIKE TOUR NA ITÁLIA
Este ano, a Ecotopia bike tour percorrerá a mesma distância da bota da Itália, entre o começo de julho e meados de agosto. Os temas serão a culinária local e a agricultura sustentável. O trajeto passará por diversas cidades ecológicas e projetos comunitários. As definições finais de trajetos e outros detalhes serão disponibilizados em breve,. Visite o  website e a página do  facebook .

MUNIQUE É 100% BIKE
A cidade de Munique, Alemanha, está fazendo todos os esforços para virar uma cidade ciclística. Novas ciclofaixas estão sendo inauguradas, junto com campanhas públicas. A entidade Green City e.V. está colaborando com diversos eventos este mês: de 16 a 21 de maio - Bikeshow - descontos, treinamentos, passeios, e-bikes e mais. 21 de maio: show de moda. Confira os detalhes no site  Radlhauptstadt!
AÇÃO
Stop the pave!
PAREM A PAVIMENTAÇÃO !
O acampamento South Fraser Protection pretende impedir que seja construída uma rodovia ao longo do delta do rio Fraser, na Colúmbia Britânica, Canadá. Esta estrada trará consequências destrutivas para a saúde dos habitantes locais e provocará distúrbios em sítios arqueológicos, dentre outras coisas.

Um acampamento foi montado como resistência aos trabalhos; eles precisam de ajuda. Novos passos estão sendo planejados. Leia mais sobre a situação  aqui. Vigie o local e fique sabendo dos últimos acontecimentos.

A próxima reunião pública será na quinta, 19 de maio, às 18:00 h., na Kwantlen Polytechnic University, 12666 72 Ave, Surrey (Conference Centre, Sala G1205). Você pode entrar em contato  pelo e-mail info@stopthepave.org e também se cadastrar para receber newsletter..

Confira o site também para debater as alternativas, inclusive uma proposta para melhorar os serviços de transporte.

stopthepave.org
NA MÍDIA
Andy Singer cartoon
O movimento para defender a floresta Khimki ainda está combatendo os planos governamentais de construção de rodovias, na Russia (veja o item AÇÃO no boletim de abril), embora mercenários e agentes de segurança tenham agredido os ativistas; muitos tiveram que ser hospitalizados.
Leia mais

Chengdu anuncia seu plano de instalar 800 km. de vias recreativas até 2012. A capital da província chinesa de Sichuan pretende criar um enorme 'cinturão verde' de caminhos através da cidade e arredores. O projeto é parte da aposta da cidade de se tornar uma 'cidade jardim, moderna e de classe mundial'. Os caminhos são relatados como 'cinturões de jade emoldurando a cidade'.
Read more

Belgrado, na Sérvia, tem sua primeira edição da Massa Crítica. 30 ciclistas compareceram para uma manifestação  diurna. A próxima edição ocorrerá em 27 de maio.
Leia mais

 A World Carfree Network já interveio com sucesso para interromper  o banimento dos rickshaw (meio de transporte por propulsão humana) em Dhaka, Bangladesh. Agora, há novos movimentos de banimento dos rickshaw, ameaçando o principal meio de transporte de Bangladesh. Um artigo no New Colonist examina esta questão com profundidade.
Leia mais

Após o sucesso mensurável de redução de poluentes em diversos lugares, a França vai implementar programa piloto em oito cidades francesas. O programa ZAPA será testado por três anos e incluirá a probição dos veículos mais poluentes nas cidades participantes.
Leia mais

Conceito interessante. Um importante incorporador imobiliário em Portland, Oregon, EUA, oferece unidades livres de carros, no setor sudeste.
Leia mais
NOTÍCIAS
SEMINÁRIOS ONLINE DE OXFORD, SOBRE TRANSPORTES
Se você não teve a chance de participar destes excelentes seminários, você pode assistí-los pelo  web site TSU. Todos os seminários estão disponíveis em versão podcast (áudio) ou screencast. Também estão disponíveis os slides dos seminários e textos sobre as discussões.

BARULHOS DO TRÂNSITO FAZEM MA!
Um novo artigo da Organização Mundial de Saúde confirma o que já sabíamos: os ruídos do trânsito trazem malefícios à nossa saúde. Contabiliza-se que um milhão de europeus são afetados a cada ano. Espera-se que este artigo influencie positivamente a futura revisão das diretivas da União Européia referentes aos ruídos automotivos.
Leia mais.

ELTIS PREMIA MELHOR MONOGRAFIA NA CONFERÊNCIA VELO-CITY
O site ELTIS concedeu prêmio para a melhor monografia participante da conferência Velo-City. O ganhador foi  Michael Meschik pelo estudo sobre os efeitos da bicicleta para a economia em geral (Viena foi o caso estudado). A apresentação e o resumo podem ser baixados
 aqui.
MÍDIA & NETWORKING
Radlnacht Munich
PETER AND JANE: UM CURTA-METRAGEM SOBRE BIO-COMBUSTÍVEIS
Qual é o problema dos bio-combustíveis? Você precisa convencer amigos e colegas desses problemas? Esta animação presenta argumentos do por que não devemos sacrificar terras boas para a agricultura.
Assista

VÍDEO DIVERTIDO DIZ'VÁ DE BIKE'
Cascade Bicycle Club criou um belo vídeo sobre seu sonho de um mundo sobre duas rodas. Um filme divertido e contagiante!
Assista
wcn logo World Carfree News é publicado mensalmente por World Carfree Network.
Boletim #86 por Justin Hyatt
Para cancelar o recebimento desta publicação, mande um e-mail para:
world-carfree-news_eng-unsubscribe@lists.riseup.net
Disponível em seis línguas. Visite www.worldcarfree.net/bulletin.