ABRIR no seu navegador
World Carfree News #85 - Abril, 2011 - Versão brasileira
facebook youtube
PENSAMENTO DO MÊS
""Não vamos banir os carros dos centros urbanos, assim como não existem bananas retangulares."
Ministro britânico do transporte Norman Baker, sobre a estratégia de transportes EU 2050, que visa eliminar os carros de passeio das cidades europeias.
ANÚNCIOS DE WORLD CARFREE NETWORKS
TCC anncouncement
TOWARDS CARFREE CITIES 2011, NO MEXICO

  A décima Towards Carfree Cities Conference ocorrerá em Guadalajara, México, de 5 a 9 de setembro de 2011. O tema deste ano é "Construíndo cidades livres de carros pelo povo, para o povo", com foco na participação dos cidadãos e no compartilhamento de experiências entre partidários ao redor do mundo. Última chamada para inscrição de suas idéias para apresentação, workshop, ou outro tipo de conferência: deadline prorrogado para 15 de abril.
NOTÍCIAS MENSAIS DE WORLD CARFREE ATUALIZADAS!

Bem-vindo ao novo design das notícias mensais de World Carfree! Este novo formato corresponde ao design ganhador da competição do último mês. Parabéns a Çiğdem Çevrim e Daria Samokhvalova, que trabalharam em Praga com Cedilla Design. Obrigado aos demais que enviaram designs ou participaram votando!

Esperamos que você goste deste novo design. Seu feedback é muito importante. Diga se você gostou! Relate também problemas com a leitura, no seu e-mail (que deverá ser configurado para permitir gráficos) ou abrindo este boletim diretamente no seu browser, clicando no primeiro link no topo desta página.

Seria necessário muito trabalho para continuar oferecendo também a versão apenas em formato texto, mas se a versão texto for imprescindível, avise-nos - não queremos perder nenhum leitor!

Favor enviar seu feedback para bulletin@worldcarfree.net  Obrigado!
LEITURA E AVALIAÇÃO SOBRE O WHITE PAPER DA UNIÃO EUROPÉIA SOBRE TRANSPORTES

Como anunciado na seção de Notícias, há um relatório recém-publicado chamado White Paper on Transport, preparado pela Comissão Européia, que estabelece metas para 2050. Como os seus objetivos tratam coração da missão de World Carfree Network, convidamos você a examinar com atenção os detalhes deste relatório e apresentar comentários a respeito.  Examine o documento  e envie seus comentários para a lista de discussão de Carfree network. A estratégia completa está descrita aqui.

Após a discussão na lista, um posicionamento oficial da WCN e um documento de resposta deverão ser emitidos. Para quem não está na lista de discussao, mas se interessa pelo assunto, favor escrever diretamente para simon@worldcarfree.net.
NOTÍCIAS GERAIS
FESTIVAL ANUAL DO DIA LIVRE DO CARRO, EM SANTA BARBARA, CA, EUA

 
Em Santa Barbara, California, a 41a celebração do Dia da Terra ocorrerá em 16 e 17 de abril, com atividades especialmente preparadas para o evento, cujo endereço será a Alameda Park . Durante o evento, será inaugurado o  CycleMAYnia.
Leia mais.
BICICLETADA PELADA "NOITE DO CABARÉ" EM BRIGHTON, REINO UNIDO

Em preparação à World Naked Bike Ride (12 junho) o pessoal de Brighton está planejando um evento especial para levantar fundos e divertir o público, que ocorrerá em 9 de abril, das 19:30 h. às 23:30 h., no Hanover Community Centre, no 33 Southover Street. O ingresso custará £7 na porta, ou £5.50 se comprado com antecedência comprar.
WNBR Brighton

TRABALHANDO PELOS CICLISTAS, EM ST. PAUL,  MINNESOTA, EUA

A Saint Paul Bicycle Coalition trabalha pela melhoria das condições para os ciclistas em Saint Paul, Minnesota. Eles celebram seu primeiro aniversário neste mês de abril, Se você mora na região e quer se engajar, escreva para eles ou compareça a um de seus encontros mensais.
Leia mais.

CONVOCAÇÃO PARA A VELOCYPEDIA

Você está sendo convocado a apresentar seus trabalhos artísticos na exposição de arte contemporânea sobre a paixão por bikes e transporte sustentável. Esta exposição ocorrerá na Galeria da Biblioteca Nacional Técnica em Praga, em maio de 2011.

Período da exposição: de 3 a 24 de maio, 2011.
Curadores: Lenka Kukurová e Milan Mikuláštík
Deadline para canditaturas: 15 de abril, 2011
Contatar velocypedia@gmail.com

STOP SIGN - TOUR NORTE AMERICANA

Bianca Mugyenyi e Yves Engler, autores de Stop Sign — Cars and capitalism on the road to economic, social and environmental decay fazem uma boa crítica a respeito da irracionalidade dos motoristas na America. Eles farão um tour pela América do Norte, que começará em maio de 2011. Se você estiver interessado contate os autores pelo e-mail  yvesengler@hotmail.com.
Leia mais.

FESTIVAL DE CURTA-METRAGENS VERDES

Green Shorts Film Festival define que o deadline para novas inscrições é 25 de abril.  Bici Centro , uma entidade comunitária de reciclagem de bicicletas, participou no ano passado.
Leia mais.


AÇÃO
Moscow Highway protests
IMPEDIR QUE A CONSTRUÇÃO DE ESTRADA RUSSA DESTRUA A FLORESTA KHIMKI!
 ... \Semana de Ação e Petição....

No verão passado, o presidente Medvedev paralisou os trabalhos preparatórios para um trecho de 43 km da estrada Moscou - São Petesburgo, próximo a Moscou, após protestos locais do Movimento para Defesa da Floresta Khimki.

A floresta é uma área de proteção natural, que inclui bosques de carvalho, alces, javalis e outros animais selvagens. Nessa região poluída e densamente habutada, o valor de uma área como esta floresta grande - a ponto da população ter continuado seus protestos apesar dos ataques brutais, prisões ilegais e terríveis ameaças.

O governo russo pretende que o empreiteiro francês Vinci recomece os trabalhos no final deste mês de abril. Contribua para impedir a destruição da floresta e ligue para convencer a Vinci a desistir deste projeto.

1) Exija que a Vinci não assine nenhum acordo com o governo russo e para desistir do projeto, assinando esta  petição, que é enviada automaticamente à Vinci.

2) Organize uma ação durante a Semana de Ações contra a Vinci, de 24 a 30 de abril de 2011. Se não houver um escritório Vinci no seu país, provoque a Embaixada Russa e a Francesa. Gostaríamos de saber de qual ação você vai participar.

Mais informações estáo disponíveis no original em Russo e respectivas traduções em Alemão, Francês, e  Български. (há uma descrição em Inglês na petição).

Para mais informações, favor contatar  ecmoru@gmail.com

MÍDIA
Andy Singer cartoons
A Comissão Européia apresentou seu  plano de transporte para 2050, que inclui o banimento de carros de passeio com combustíveis convencionais das cidades da Europa. Uma redução de 60% da emissão de poluentes até 2050 é o objetivo. A maior parte da redução, contudo, deve ocorrer até 2030.

A associação Transport & Environment, de Bruxelas, criticou os planos de se postergar as ações mais efetivas e rejeitou a idéia de redução da mobilidade.
Leia mais.
A conferência Velocity se realizou em Sevilha, na Espanha. Já é evidente o quanto a cidade avançou em termos de se tornar um lugar amigável à prática do ciclismo, com um crescimento deste modal de 1% para 7% dos transportes, em cinco anos. Para saber como isso foi possível, read more.
A cidade de Stuttgart, na Alemanha, tinha a demolição de sua principal estação de trem e a sua reconstrução subterrânea - para o desagrado de muitos de seus habitantes e sob muitos protestos nas ruas. Ocorre que, nas recentes eleições de Baden-Württemberg, o partido verde ganhou, em coalizão com o SPD. Os planos para Stuttgart 21 serão repensados.
Leia mais.

Hamburg criou o "Trem de Idéias", para promover sua visão de futuro ecológico e para "transformar as pessoas em entusiastas da proteção ambiental". Esta criação é coerente com seu título de Capital Europeia de 2011.
Leia mais.
REPORTAGENS
TRANSPORTANDO CRIANÇAS DE BIKE

Spokes, nome da Lothian Cycle Campaign (Escócia),  apresentou a seguinte publicação:  "Cycle commuting with Kids"  que dá dicas de como utilizar a bicicleta como meio de transporte diário de crianças. Dowload direto  aqui.

PESQUISA SOBRE O LIMITE DE 20 MPH

Nova pesquisa do Royal Holloway College, da Universidade de Londres, estudou a limitação de percepção de crianças e concluiu que elas tem dificuldade de detectar carros se aproximado a velocidades superiores a 20 MPH.  Discute-se a possibilidade de introdução de zonas de 20 MPH em Londres e em outras partes da Inglaterra.
Leia mais.

POR QUE AMPLIAR DEMAIS AS ATIVIDADES É RUIM ATÉ PARA OS NEGÓCIOS

Eis um olhar sobre os efeitos da expansão dos mercados, do ponto de vista vantajoso de uma mesa de um CEO. Direto de Michigan, EUA.
Leia mais
MEDIA & NETWORKING
Little Green Bike film still
BICICLETINHA VERDE

Siga a bicicletinha verde em uma cidade com ladeiras! Este vídeo foi produzido por  Massimiliano Amirfeiz (membro do WCN) em colaboração com Monleone Films para a conferência  “Toward Carfree Cities” que ocorreu em York (Reino Unido) no ano passado. Ele mostra como é possível se deslocar de bike mesmo em uma cidade "desafiadora" como Genova (Itália). Graças à bicicleta dobrável e a integração com diferentes meios de transporte de massa, fazer força em ladeiras ou percorrer longas distâncias não é mais necessário.

Veja o vídeo. Para mais informações, escreva para bicintermodale@gmail.com.

VENEZA EM 3D

Faça um  tour virtual  de Veneza, cidade sem carros, apresentado por .... Google Earth.
World Carfree News é publicado mensalmente por World Carfree Network.
Boletim #85 por Justin Hyatt
Para cancelar o recebimento desta publicação, mande um e-mail para:
 world-carfree-news_eng-unsubscribe@lists.riseup.net
Disponível em seis línguas. Visite www.worldcarfree.net/bulletin.